Cerca de 124 novos policiais militares foram incorporados na Polícia Militar de Roraima (PMRR) nessa sexta-feira, 1° de julho. A solenidade ocorreu na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos e contou com a presença de autoridades civis e militares. Esta é a segunda turma de convocados do concurso da PMRR, realizado em 2018.
Foram seis meses de curso na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, em regime de dedicação exclusiva. O soldado Adson Chagas, contou como foi a imersão nesse processo e o desafio de ficar longe da família.
“Sem dúvida o maior desafio foi ficar longe das minhas filhas. Enfrentar as poucas horas com a família. Mas agora vem a recompensa, estou aqui, por elas”, contou o novo soldado PM Chagas.
Na atual gestão, foram investidos mais de R$ 600 milhões na Polícia Militar. Esta aplicação atende diretamente aos roraimenses que contam com uma segurança mais assertiva, ressaltou o comandante da PM, coronel Francisco Xavier.
“Esse efetivo vai reforçar a Capital e o Interior por meio do Programa Polícia na Rua. São profissionais que passaram por uma formação extremamente qualificada. E nós temos certeza que o resultado que vai ser apresentado para a sociedade é uma segurança pública com mais qualidade”, pontuou.
Conforme Xavier, esta é a terceira maior turma já formada na PM até hoje. Entre as únicas duas mulheres do grupo formado, Ivone Vieira, comemorou o sonho de servir e proteger, somando com a segurança do Estado de Roraima. “Eu fico muito feliz de ter me superado. O curso foi pra mim superação. A Polícia Militar é isto: ela nos coloca desafios, mas também nos ajuda a superá-lo”.
MAIS EFETIVO
Ainda durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium anunciou o início de mais uma turma de formação para o dia 4 de julho, sendo a terceira do concurso de 2018. Além disso, a tão aguardada reclassificação do concurso da PM também já tem data marcada, dia 14 de julho.
“Nos próximos dias também estará saindo o edital do concurso da Polícia Civil com mais 175 vagas para policiais e mais 35 delegados. Temos também o curso de formação da Polícia Penal, passando de 256 para 700, que são os antigos agentes penitenciários. O Governo tem feito investimento em todas as forças de segurança”, acrescentou o governador.
Entre os anos de 2019 e 2021, foram promovidos 1.913 policiais militares, sendo 559 oficiais e 1.354 praças, o que totaliza, até o momento, 2.037 promoções. Investindo na qualificação dos profissionais, 678 policiais militares fizeram cursos de formação e aperfeiçoamento.