A Polícia Civil de Roraima participa da operação Nacional “PC 27”, desencadeada na manhã desta quarta-feira, 24, em todo o país, com o objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto, oriundos de trabalhos investigativos das Polícias Civis. Em Roraima a ação acontece tanto na Capital quanto no Interior, mas somente no período da tarde é que se saberá o resultado dos trabalhos consolidados.
De acordo com informações prestadas pelo delegado geral Herbert de Amorim Cardoso, a operação PC27 faz parte do plano de trabalho delineado pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, deliberada no início deste ano, visando promover e integrar o Sistema Único de Segurança Pública, coordenado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Cardoso observou que cada uma das Polícias Civis, realizou levantamento de inteligência para possibilitar o maior número de prisões.
Em Roraima o trabalho é coordenado pela Delegacia Geral de Polícia e conta com a atuação das equipes formadas por policiais civis das delegacias da Capital e do Interior. O foco principal é o cumprimento de mandados de prisão de suspeitos da prática de crimes graves, tais como roubo, estupros, homicídios e latrocínios. Mais de 15 pessoas são alvo da operação.
OPERAÇÃO PC27 – O nome da operação é uma referência à união e padronização de atuação de todas as Polícias Civis do Brasil.