Durante o Agosto Lilás, mês de combate a violência contra a mulher, 186 medidas protetivas foram solicitadas e 31 casos de descumprimento dessas medidas foram autuados. Os número fazem parte dos resultados da Operação Shamar divulgados pela Polícia Civil de Roraima.
As ações, coordenadas pelo Departamento de Polícia Especializada (DPE), foram realizadas de 1º a 29 do mês passado. Além das medidas, foram registrados 424 boletins de ocorrência e instauração de 56 inquéritos policiais na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e no Plantão Central Especializado.
As ações também resultaram na prisão em flagrante de 50 indivíduos, cumprimento de oito mandados de prisão e execução de 12 ordens de missão, incluindo a retirada de pertences das vítimas. Segundo Elivânia Aguiar, delegada e diretora da DPE, os números mostram compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres em Roraima.
“Foram ações desenvolvidas visando o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, combatendo com rigor a violência de gênero no Estado. Importante destacar que vamos continuar essas ações de combate à violência contra Mulheres, independente do período”, disse.
Conforme a delegada, a Operação Shamar também incluiu ações educativas e preventivas, como os programas “Renascendo” e “DEAM no Cinema”. Houve ainda a realização de palestras em diversos municípios, eventos e instituições, além de entrevistas em rádios locais, no podcast “Papo de Redação” e no projeto “Cuidando de Quem Cuida”, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
Operação Shamar
A Operação Shamar é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o objetivo de combater a violência contra a mulher. A operação mobiliza ações em todo o país para fortalecer a proteção às vítimas, promover a aplicação da lei e realizar atividades educacionais e preventivas.