Milhões de eleitores em todo o Brasil têm compromisso marcado com a cidadania e com o exercício do direito à democracia, neste domingo (2). Pensando em garantir a tranquilidade no primeiro turno das eleições gerais de 2022 em Roraima, a segurança será reforçada e contará com a atuação de 1.130 agentes de segurança pública estaduais.
Estarão envolvidos no trabalho 1.000 militares que compõem a PMRR (Polícia Militar de Roraima), 110 homens da PCRR (Polícia Civil de Roraima) e 20 agentes do Detran-RR (Departamento de Trânsito de Roraima).
De acordo com o titular da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Coronel Edison Prola, o planejamento foi definido com o objetivo de assegurar a normalidade na capital e nos municípios.
“Teremos equipes com homens e viaturas distribuídos de forma estratégica para possibilitar a atuação em todos os locais de votação, em Boa Vista e no interior. O foco é dar a resposta imediata e objetiva necessária para qualquer caso de ilícito, evitando transtornos nesse dia tão importante para o exercício da democracia”, esclareceu o secretário.
LEI SECA
O secretário reforça a todos que estará em vigor a Portaria n° 126, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 21 de setembro de 2022, que trata sobre a Lei Seca Eleitoral, a qual proíbe a venda, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcóolicas durante o período entre 23h de sábado, dia 1º, às 19h de domingo, dia 2.
“É um momento importante e por isso é fundamental que as pessoas, principalmente os adultos, estejam cientes das restrições e respeitem as normas, pois o descumprimento da medida pode acarretar prisão em flagrante por desobediência, bem como aplicação de multa, conforme a legislação eleitoral”, ressaltou.
Para informações, denúncias, comunicação de crimes e emergência durante as eleições, o cidadão poderá ligar para o 190, que funciona 24 horas.