Moradores do Caburaí relataram que tem se sentido mais inseguros por causa de registros recentes de crimes como assaltos e furtos na região, principalmente à noite. Isso apesar da existência do quartel do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) da Polícia Militar (PM) no bairro Murilo Teixeira, na zona Oeste de Boa Vista, onde fica do loteamento.
Sob condição de anonimato, uma moradora relatou à Folha que os principais alvos de criminosos são casas situadas nas ruas SR-21, 22, 23, 24 e 25. “Achávamos que, ao menos, teríamos uma sensação de segurança”, afirmou. “Entendemos que eles [policiais] só atendem ocorrências mais graves, mas pedimos que as rondas sejam realizadas pela Polícia Militar para evitar esses crimes”.
Um outro morador, também em anonimato, lembrou que teve a residência invadida às 19h30 de 18 de setembro, enquanto ele e a esposa estavam fora. Foi ela que, ao chegar em casa, se deparou com a porta aberta e constatou que teve furtados televisão, caixa de som, roupas do filho, uma pedaleira de guitarra e R$ 150. “Foi um grande prejuízo”, contou.
A vítima disse que precisou gastar R$ 800 para reforçar a segurança no local. “O Estado não propõe segurança”, lamentou. “É muito ruim a gente sair de casa pra trabalhar, voltar e ver as suas coisas furtadas, sua casa arrombada. É uma insegurança fora do normal”.
Uma moradora também teve a casa invadida e perdeu itens como televisão, notebook e celular. Nesse caso, a própria população precisou agir para imobilizar o suspeito e socorrer a vítima. Uma foto mostra com o acusado objetivos como quatro celulares, carteira e tesoura.
O que diz a PM
Procurada, a PM informou que vai intensificar as ações de policiamento nas áreas mencionadas em horários estratégicos para inibir a prática de crimes na região, por meio do segundo batalhão da corporação
“A PMRR ressalta ainda a importância da colaboração da comunidade e moradores em denunciar qualquer atividade suspeita por meio do telefone de emergência 190, e reitera o compromisso em garantir a segurança de todos os cidadãos e o restabelecimento da ordem e tranquilidade”, finalizou.