Polícia

Motoristas são detidos por crime de embriaguez ao volante

Os casos envolvendo motoristas embriagados continuam fazendo parte das ocorrências policiais em Boa Vista. Entre a noite da última sexta-feira, dia 22 e a manhã do sábado, 23, pelo menos quatro condutores foram autuados em flagrante em decorrência deste tipo de infração de trânsito.

Em um dos casos, um condutor de uma motocicleta, modelo Honda/Biz, cor preta, relatou à polícia que trafegava pela rotatória da Praça do Centro Cívico, região central da cidade, por volta das 4h50, carregando na garupa a esposa e uma criança e que ao tentar fazer uma convergência para a outra faixa, a fim de entrar na avenida Ville Roy, um veículo Gol, cor cinza, colidiu na traseira da moto, derrubando todos os ocupantes, que sofreram escoriações.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para prestar os primeiros socorros às vítimas. A criança e a mãe foram removidas até o Hospital Infantil Santo Antônio, o condutor da motocicleta não sofreu lesões graves e permaneceu no local do acidente.

Policiais militares foram acionados via Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) para auxiliar as vítimas e isolar a área da ocorrência. De acordo com o Relatório de Ocorrência Policial (ROP), os dois homens que conduziam os veículos aparentavam ter ingerido bebida alcoólica. Assim que realizaram o teste do bafômetro, ficou confirmada a suspeita. O motociclista apresentou 0,48 mg/l [miligrama por litro de ar] como resultado do teste e o condutor do automóvel 0,24 mg/l, números muito acima do tolerado por lei, de 0,05 mg/l.

Ambos os envolvidos foram notificados por conduzir veículo sob a influência de álcool. O condutor da moto não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação), transitava com excesso de passageiros e o licenciamento da motocicleta está atrasado. O motorista do carro, além de notificado, teve sua CNH recolhida. A moto foi recolhida ao depósito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o carro ficou no estacionamento ao lado da pista.

Os dois homens foram apresentados na Central de Flagrantes do 5º DP para prestarem depoimentos. Eles vão responder pelo crime de embriaguez ao volante, previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em outra ocorrência, o jovem A. S. O., de 22 anos, foi responsável por um grave acidente no cruzamento da rua Carmelo com a rua Laura Pinheiro Maia, no bairro Sílvio Leite, na tarde da última sexta-feira, 22, no entanto, ele só foi detido e o APF (Auto de Prisão em Flagrante) só foi encerrado na manhã do sábado, 23.

Quem foi até o local do acidente foi a Guarda Municipal, que comunicou à polícia que quatro veículos se envolveram na colisão, um deles era conduzido por A. S. O.
Conforme informações de uma das vítimas e de uma testemunha, o infrator transitava pela rua Laura Pinheiro Maia e, ao chegar à rua Carmelo, desobedeceu a sinalização de trânsito (PARE), invadindo a preferencial e batendo nas motos que aguardavam passagem para entrar na rua Carmelo. Além da batida, as duas motocicletas foram arrastadas por mais de 30 metros, ocasionando lesão na perna esquerda, braço esquerdo, clavícula e ferimento profundo na perna direita de uma das vítimas.

Segundo populares que presenciaram o momento da colisão, o acusado tentou fugir do local, mas foi contido e, durante agressão de uma testemunha, o jovem teve o olho direito lesionado. A população que presenciou o fato contou também que A. S. O. ingeriu bebida alcoólica em uma distribuidora nas proximidades.

No 5º DP, tivemos autorização para conversar com o infrator, que preferiu não se pronunciar sobre o caso. Ele vai responder pelo crime de tentativa de homicídio no trânsito, sendo enquadrado no art. 303 do CTB por lesão corporal dolosa na direção de veículo automotor; art. 306, por conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada e art. 309, por dirigir veículo sem a devida Permissão Para Dirigir (PPD) ou CNH, gerando perigo de dano. (J.B)