Na Pamc: detento é baleado por policiais penais após surto psicótico

O homem não teria obedecido as ordens e feito menção de ir ao encontro dos policiais; De acordo com a Sejuc, todos os protocolos administrativos estão sendo realizados

O interno, conforme a própria secretaria, estava na ala 1 da penitenciária quando apresentou surto (Foto: Diane Sampaio/SecomRR)
O interno, conforme a própria secretaria, estava na ala 1 da penitenciária quando apresentou surto (Foto: Diane Sampaio/SecomRR)

Um detento foi baleado por balas de borracha, na noite de ontem (18), por policiais penais após surto psicótico dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc). O interno foi encaminhado para o Hospital Geral de Roraima (HGR). De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), todos os protocolos administrativos estão sendo realizados.

O interno, conforme a própria secretaria, estava na ala 1 da penitenciária quando apresentou surto. Os outros detentos tentaram contê-lo, mas foi necessário retirá-lo da cela. Nesse momento, o homem não teria obedecido as ordens e feito menção de ir ao encontro dos policiais.

“Dois disparos de munição de elastômero (borracha) por parte de dois policiais penais, diante da desobediência do interno no cumprimento dos procedimentos de segurança da unidade”, afirmou a Sejuc,

O detento teria sido atingido na coxa e com isso, retirado da cela. Ele foi encaminhado ao HGR para atendimento médico e psiquiátrico. Uma equipe do SAMU fez o atendimento prévio na unidade.

“A Sejuc ressalta que todos os protocolos administrativos e informações aos órgãos serão realizados, bem como o acompanhamento da situação do interno”, completou.

Outro caso

No mês passado, o detento Denis Márcio Felix Correa morreu após ser atingido com um tiro de bala de borracha na cabeça. Os disparos teriam sido feitos por desobediência dos internos no cumprimento dos procedimentos de segurança da unidade. Segundo informações, Denis possuía laudo de esquizofrenia.