A Polícia Federal prendeu ontem, em uma mansão no bairro Caçari, zona Leste da Capital, um dos maiores traficantes de droga do mundo. O colombiano Marcos de Jesus Figueroa García, vulgo “Marquitos Figueroa’, era procurado pela Interpol e pela polícia colombiana, acusado, além do tráfico, de ter cometido vários crimes, entre eles um triplo homicídio na Colômbia. Na mansão, que seria de parentes do traficante, a PF apreendeu três carros de luxo e comprovantes de transações bancárias que irão ajudar no desenrolar das investigações.
Ontem à noite, por telefone, a Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal, que se restringiu a dar mais detalhes da prisão. A Ascom informou apenas que hoje, em Brasília, a PF daria uma coletiva sobre o assunto. O traficante pernoitou na carceragem da PF, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, e seria conduzido hoje pela manhã a São Paulo.
Na Colômbia, o presidente Juan Manoel Santos fez um pronunciamento ontem quando soube da prisão do narcotraficante. Marquitos era considerado um dos cabeças do crime organizado na costa caribenha e chefe de uma facção que atua na fronteira da Colômbia com a Venezuela, ambos vizinhos do Brasil.
O narcotraficante era cabeça na lista de procurados da Interpol. Ele estava morando em Boa Vista há três meses, segundo investigações da PF. Em São Paulo também há investigação em andamento contra Marquitos.
Polícia
Narcotraficante colombiano é preso em RR
Marquitos Figueroa era considerado um dos maiores traficantes de droga do mundo e há três meses morava em Boa Vista