Polícia

Narcotraficante recapturado é enviado para a prisão na capital amazonense

Como não havia vagas nos presídios federais do país, foragido preso na fronteira foi enviado para Manaus

O narcotraficante que era considerado o mais procurado do Estado do Amazonas, João Pinto Carioca, o “João Branco”, após ser preso no Município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, Norte do Estado, foi mandado novamente para a prisão em Manaus (AM), por falta de vaga em presídio federal, sob forte esquema de segurança. O bandido foi encontrado na manhã de quinta-feira por agentes federais, quando eles verificaram que o documento apresentado por Branco, no posto de fiscalização na fronteira, era falso.

Trazido para Boa Vista, foi verificada a possibilidade de o criminoso ser enviado para o presídio de Catanduvas, no Estado do Paraná, mas não havia vaga, bem como nos demais presídios federais do país. O narcotraficante é um dos lideres da facção conhecida “Família do Norte” (FDN), que atua no Amazonas. Com ele foram presos mais três traficantes amazonenses, que faziam a escolta do narcotraficante: Makysoniel Nogueira Braga, de 31 anos, natural de Manaus; Alexandre de Oliveira Lemos, 34 anos, natural de Manacapuru; e Carlos Antônio Oliveira Oliveira, de 22 anos, também de Manaus. Todos são ligados à mesma facção criminosa.

Os presos junto com Branco foram indiciados por associação criminosa e encaminhados para Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista, onde ficarão à disposição da Justiça. João Branco foi pego no posto de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), onde havia dois agentes da Polícia Federal auxiliando.

Além do crime de tráfico de drogas, Branco é acusado da morte do delegado da Polícia Civil, Oscar Cardoso, executado em março de 2014 em Manaus. Ele já teve seu nome incluído na lista dos mais procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). (T.C)