Polícia

Número de adolescentes no crime aumenta 590%

Em 2015 foram 367 casos; Neste ano, entre janeiro e maio, foram mais de 2500 apreensões

O número de adolescentes e jovens apreendidos em Roraima disparou nos primeiros cinco meses de 2016 em comparação com o ano passado, saltando de 367 casos em 2015 para 2540 nos primeiros cinco meses do ano, um aumento de mais de 590%.

Os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que crianças e adolescentes envolvidos em roubos e furtos é uma realidade cada vez mais comum na região.

O maior aumento ficou por conta de casos de Furto em Residência,veículos, Motocicletas e Comércio, além dos roubos onde foram empregados armas de fogo. Em relação ao sexo, o crescimento do índice de jovens mulheres envolvidas também é preocupante.

A Polícia Militar acredita que os menores cometem cada vez mais crimes por causa da sensação de impunidade.

“Os menores hoje são a maioria dos autores dos crimes na cidade. Esses menores são usados pelos maiores porque eles sabem que vão presos, ficam pouco tempo e saem”, informou um policial militar que não quis ser identificado.

Menores – Se for preso hoje, a criança ou o adolescente infrator é levado para a delegacia, depois o destino fica nas mãos da Justiça que decide se menor será encaminhado para o CSE (Centro Sócio Educativo) onde fica por 45 dias ou fica em liberdade assistida.

Se for considerado culpado, pode ficar apreendido de seis meses a três anos ou cumprir medidas socioeducativas.