O número de acidentes de trânsito com morte em Boa Vista caiu 45%, comparados os dois últimos meses. Mas a avenida Ataíde Teive continua a mais violenta da Capital, seguida da Ville Roy e Princesa Isabel, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O chefe de Fiscalização do Detran, Wilmar Barbosa, disse que o reforço no número de agentes de trânsito na operação Salvando Vidas e a conscientização do condutor contribuíram para a redução do número de acidentes na Capital. “Novos agentes concursados tomaram posse e agora reforçam nas fiscalizações. Isso sem dúvida contribuiu para a redução. As ações são reforçadas principalmente nos finais de semana e está dando certo porque os números de acidentes estão caindo”, observou Barbosa.
Mas dirigir sem habilitação é a infração mais corriqueira em Boa Vista. O chefe de Fiscalização lembrou que o condutor desabilitado paga multa de R$ 574. Se não for o dono do carro, o dono também paga R$ 574. O veículo, segundo o chefe, é apreendido e levado ao pátio do Detran. “Mas se o veículo estiver com a documentação em dia, um condutor habilitado poderá retirá-lo no dia seguinte”.
Ainda sobre os dados da operação Salvando Vidas, nos bairros Centro, Asa Branca, na zona Oeste, e São Vicente, zona Sul, são ainda os lugares onde mais ocorrem acidentes de trânsito. “Então, orientamos que o condutor dirija de forma prudente e com habilitação. E lembrando sempre: Se beber, não dirija!”, orientou.
A operação “Salvando Vidas”, do Detran, começou em 2010 e agora atua com mais rigor na fiscalização para conscientizar motoristas e pedestres, mostrando que é possível salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro para todos. (AJ)