Em uma ação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira, 27, equipes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e homens do Departamento de Informação e Inteligência (Deint) da Polícia Militar (PM) prenderam sete pessoas acusadas de cometer roubos na capital.
A ação faz parte dos desdobramentos da nova fase da Operação ‘Sétimo Mandamento Integrada’, iniciada no dia 19. Além da Dicap e do Deint, os trabalhos também contaram com o suporte da Força Tática, Canil, 1º e 2º Batalhão da PM.
“Essas prisões ocorreram graças a um esforço concentrado das instituições envolvidas. A Dicap tinha as informações e a Polícia Militar atuou realizado todo trabalho de mapeamento e de 14 bairros, obtivemos êxito em 07”, destacou o secretário da Sejuc, Uziel Castro.
Ao todo, foram realizadas três recapturas de foragidos do sistema prisional, além do cumprimento de quatro mandados de prisão. Segundo comandante geral da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, novas prisões deverão ocorrer nos próximos dias, já que o objetivo da ação é reduzir as ocorrências delituosas em até 80%.
“A operação continua, outros criminosos com esse perfil poderão vir a ser presos e, com isso, a gente espera reduzir os delitos dessa natureza aqui na nossa capital”, destacou Gonçalves.
OS PRESOS DA OPERAÇÃO
Em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela titular da 1ª Vara de Competência Residual da Comarca de Boa Vista, juíza de Direito Drª Graciete Sotto Mayor Ribeiro, foram presos:
Edivan de Araújo Silva, que teve a prisão decretada no dia 18; Francisco Barbosa de Paula, também com prisão expedida no dia 18; Izaque Ferreira de Souza, com prisão decretada no dia 18; e Ronilson Sarmento Amaral, cujo a prisão foi solicitada no dia 14.
Em relação aos três recapturas do sistema prisional, a Sejuc informou que todos estavam evadidos desde o ano passado. Por meio das investigações, a polícia acabou chegando aos seguintes nomes:
Avelino Soares da Silva, foragido da Casa do Albergado desde 23 de junho do ano passado, onde cumpria pena por furto; Eder Gomes de Lima, foragido desde o dia 20 de junho de 2016, também cumpria pena na Casa do Albergado por lesão corporal; e Maxuel Santos Oliveira, foragido do Centro de Progressão Penitenciário (CPP) desde o dia 08 de julho de 2016, onde cumpria pena por furto, apropriação indébita e estelionato.
BALANÇO
Durante a apresentação dos presos na operação desta quarta-feira, 27, na sede da Sejuc, no bairro São Vicente, zona Oeste da capital, o comandante geral da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, informou que a corporação deverá apresentar um balanço dos resultados da nova fase nesta sexta-feira, 29.
“Já estamos no sétimo dia de ações da operação e os resultados estão surgindo a todo o momento, tanto que já logramos êxito em mais 18 prisões em flagrante, fora as ações de recaptura. Tivemos ainda mais de 08 veículos recolhidos, uma série de pessoas abordadas, 04 armas de fogo tiradas de circulação, a apreensão de algumas armas caseiras, entre outras situações”, concluiu.