A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 29, quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, Pacaraima, em Roraima, e em Maceió, Alagoas. Segundo o delegado da PF, Caio Luchini, em entrevista à Folha, a Operação Carne Dourada ocorreu após a constatação de que empresas do ramo alimentício estariam realizando o fornecimento de alimentos para a Venezuela, em troca de ouro.
O delegado explica ainda, que com o aprofundamento das investigações, foi possível verificar que as atividades ilícitas, supostamente, envolviam triangulações financeiras de empresas comerciais exportadoras. As investigações foram iniciadas a partir de um relatório enviado pelo COAF à Polícia Federal em 2021.
“Além dos cumprimentos de busca e apreensão, também foi autorizado o bloqueio de valores em conta bancária, um pouco superior a R$ 4 milhões”, relatou Caio.
Alguns alvos desta operação são reincidentes em outros inquéritos da Polícia Federal por prática de crimes similares. Após a conclusão das investigações o caso será encaminhado ao Ministério Público.