Operação da PF mira organização criminosa de contrabando de ouro e lavagem de dinheiro

Investigações iniciaram após a prisão de uma pessoa que transportava 11,2 quilos de barras de ouro e tinha 4.2 mil dólares escondidos

Policial federal cumpre diligência da Operação Aureus (Foto: PF)
Policial federal cumpre diligência da Operação Aureus (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (11), em Boa Vista, mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens de uma suposta organização criminosa envolvida em crimes de contrabando de ouro e lavagem de dinheiro.

As investigações da Operação Aureus iniciaram em agosto de 2020 após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 11,2 quilos de barras de ouro e tinha 4.2 mil dólares escondidos em uma bolsa de mão.

Policiais federais em cumprimento de mandados contra organização de contrabando de ouro e lavagem de dinheiro (Foto: PF)

Com o aprofundamento das apurações, a PF identificou a organização que gerou uma grande variedade de movimentações financeiras, envolvendo pessoas físicas e jurídicas ligadas ao contrabando de ouro, além de empresas de criptoativos.

Errata: o texto enviado pela PF informava exatamente o transporte de 11.217kg, o que dava a entender que seriam 11,2 toneladas. O texto foi corrigido.