Polícia

Operação investiga abuso e exploração sexual infantojuvenil

Em Roraima estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão

A operação nacional Luz na Infância 4 foi deflagrada também em Roraima nesta quinta-feira, 28, em busca de acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também conta com a participação da Polícia Civil em todas as unidades federativas. Em Roraima, a operação é coordenada pela diretora do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Elivânia Aguiar. 

No Estado, as buscas começaram por volta das 06h da manhã em cinco pontos de Boa Vista. A intenção é o cumprimento de mandados de busca e apreensão de cinco alvos.

ENTENDA A OPERAÇÃO – Segundo informações do Ministério da Justiça, os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

“Esse conhecimento produzido foi repassado às Polícias Civis – em especial às delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e de repressão a crimes informáticos – que, por sua vez, instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais para expedição dos mandados de busca e apreensão”, informou o MJSP.

As ações simultâneas mobilizam efetivo de mais de 1.500 policiais em todo o país. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do MJSP.

Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da Operação Luz na Infância

LUZ NA INFÂNCIA – A operação Luz na Infância 1, realizada em 20 de outubro de 2017, cumpriu 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.

Na Luz da Infância 2, feita em 17 de maio de 2018, as polícias civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.

E por último, a Luz da Infância 3, deflagrada no dia 22 de novembro de 2018 no Brasil e na Argentina, cumpriu 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.