Polícia

Operação Narco Brasil faz apreensão de mais de 50kg de droga em Roraima

Ação de combate às drogas faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país

A Polícia Civil de Roraima, por meio do DENARC (Departamento de Narcóticos), apresentou nesta quinta-feira (24), os resultados da Operação Narco Brasil, com objetivo de combater crimes de tráfico de drogas. Nesta quinta-feira (24), como parte da programação nacional, a Polícia Civil realizou uma operação “saturação” numa área central de Boa Vista. 

A operação é inédita e coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da SEOPI (Secretaria de Operações Integradas), em parceria com a SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) e as secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

Durante todo o mês de junho, a Polícia Civil de Roraima mobilizou 97 policiais para atuarem na Operação Narco Brasil, em 11 municípios, com o suporte de 39 viaturas.

Delegada da DRE destaca atuação da Operação Narco Brasil

A delegada titular da DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecente), Francilene Lima Hoffmann de Vargas, coordenou nesta quinta-feira (24) a operação “saturação” numa área central de Boa Vista, nas proximidades do Mirante Edleuza Loz. Inúmeras pessoas foram abordadas e revistadas.

Para a delegada o trabalho foi extremamente positivo e contribuiu para fortalecer a presença da Polícia Civil nas ruas de Boa Vista.

Ela destacou que o trabalho está inserido na programação da Operação Narco Brasil, com objetivo de combater crimes de tráfico de drogas. 

“É uma ação integrada em todo o País, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em que Roraima está inserido. Hoje é o Dia D Nacional da Operação em que viemos a uma área Central de Boa Vista, em que realizamos  abordagens e identificação de pessoas e  na sexta-feira encerra com incineração de drogas”, disse a delegada.

Para a delegada a operação foi “extremamente positiva”. Ela destacou que a Operação Narco Brasil ocorreu ao longo de todo o mês de Junho e foi fundamental para diversas ações realizadas ao longo do período.

“Trabalhamos não somente na Capital e também no Interior. O Denarc e a DRE trabalhou integrada com policiais na Capital e no Interior, fazendo uma frente mais intensa no combate ao tráfico de drogas”, finalizou.

No período, foram lavrados cinco APF (Auto de Prisão em Flagrante) que resultaram na prisão de 11 pessoas, foi cumprido um mandado de prisão de uma pessoa e um mandado de busca e apreensão em domicílio. Também foram lavrados três TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por uso de drogas. 

Foram apreendidos no período, em todo o Estado, 50,22 kg de drogas entre cocaína, crack, maconha e Skank. Também foram apreendidas quatro armas de fogo, 25 munições, U$ 187 dólares, R$ 9.101,00 e quatro veículos. 

As ações policiais resultaram ainda em inúmeras diligências, abordagens de dezenas de pessoas, blitz em estradas e fiscalizações de veículos.

De acordo com a diretora do Denarc em Roraima, Darlinda Moura Viana, as ações realizadas ao longo do mês foram extremamente positivas. Dentre as ações, a diretora destaca o comprometimento dos policiais civis no combate a criminalidade, em especial ao tráfico de drogas.

“Com a operação Narco Brasil, tivemos a possibilidade de maior mobilização dos policiais, tanto na Capital, quanto no Interior. Essa integração fortalece ainda mais os trabalhos e, como resultado dessas ações, damos respostas positivas à sociedade”, disse a diretora.

 Durante toda a manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil desencadeou uma operação saturação na área central de Boa Vista, nas proximidades do Mirante Edleuza Loz. Inúmeras pessoas foram abordadas e revistadas. Os policiais fiscalizaram veículos, conversaram com moradores e percorreram algumas ruas de forma ostensiva.

“Foram dias de intenso trabalho e extremamente positivos. Há inúmeras investigações de combate ao tráfico de drogas em andamento. Mas é importante destacar, que o foco das ações não visa somente à apreensão de drogas, mas principalmente a quebra financeira da organização criminosa. Como por exemplo, desarticular a logística das organizações criminosas, a apreensão de veículos, de dinheiro, desativação de pontos de drogas, prisões de suspeitos, etc. O mês de junho foi produtivo e daremos continuidade ao longo deste ano a diversas ações de combate ao tráfico de drogas”, destacou.

INCINERAÇÃO – Pra finalizar a operação Narco Brasil em Roraima, nesta sexta-feira (25), a Polícia Civil vai realizar a incineração de 81.733 kg de drogas.