A terceira fase da Operação Guardiões do Bioma, iniciada no último dia 21, na Terra Indígena Yanomami, já resultou na prisão de dois garimpeiros em flagrante, e na apreensão ou inutilização de cinco aeronaves e 2,5 mil litros de combustível.
A ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), executada pela Polícia Federal (PF) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), ainda culminou na apreensão de minérios, armas de fogo, munições, maquinários usados em crimes ambientais, além de infraestrutura de suporte às atividades ilegais. O MJSP não detalhou a quantidade de cada material.
A operação visa combater a extração ilegal de minérios e outros crimes ambientais, proteger os indígenas de invasores e preservar o meio ambiente.
As edições anteriores (julho e setembro deste ano) resultaram em 37 pessoas presas e na apreensão de aproximadamente 54 toneladas de minérios, 162 aeronaves apreendidas, destruídas ou interditadas, e 122 mil litros de combustíveis e 969 munições apreendidos e/ou destruídos.