Os restos mortais supostamente de David do Nascimento Nonato, de 32 anos, morto em uma região de garimpo próximo ao Rio Uraricoera, em Alto Alegre, foi resgatado nessa quarta-feira, 14, durante uma ação integrada. A vítima foi assassinada em julho do ano passado, provavelmente por uma facção criminosa.
A ação contou com agentes da Polícia Civil e militares do Corpo de Bombeiros. Conforme o delegado Titular do município, Wesley Costa de Oliveira, a ossada humana foi localizada em uma região de difícil acesso, a 70 km da sede de Alto Alegre. Os policiais caminharam a pé, dentro da mata, uns 500 metros até encontrar a ossada. A ação foi decorrente das investigações do caso do homicídio de David.
O delegado conta que a mãe da vítima registrou o boletim de ocorrência comunicando a morte do filho, no dia 03 de julho e que imediatamente foram tomadas as providências para o andamento do caso, visando identificar o suposto autor e a motivação do crime.
Algumas informações foram prestadas pela mãe da vítima, que contribuíram para auxiliar as investigações.
“Em seu relato a mãe afirmou que David foi morto no dia 1 daquele mês e que não sabia quem tinha praticado o crime, mas que provavelmente teriam sido integrantes de uma facção criminosa. Ela disse que o filho estava trabalhando na região de garimpo, por conta própria, havia seis meses e que sabia que ele tinha sido morto e que estava enterrado naquela região. Ela disse ainda que tomou conhecimento que o filho foi morto com requintes de crueldade e que teve a cabeça decepada”, contou o delegado.
Somente com o avançar das investigações foi possível encontrar a possível localização do corpo.
“Foi quando unimos forças entre a nossa delegacia, com apoio do GRT (Grupo de Resposta Tática), IML (Instituto de Medicina Legal) e o Corpo de Bombeiros. Fomos até o local indicado e após escavações foram encontrados os restos mortais”, disse.
A ossada da vítima foi encontrada e encaminhada para perícia técnica da Polícia Civil.
“Exames serão feitos para comprovar se, de fato, são os restos mortais de David e os resultados serão adicionados no processo com o intuito de que o crime seja completamente esclarecido”, concluiu Wesley Costa de Oliveira.
O delegado disse ainda que diligências continuam em andamento para esclarecer a autoria do crime.
“Com essa ação concluímos uma etapa da investigação e vamos continuar os trabalhos para elucidarmos a autoria do crime. Também, importante destacar que pudemos trazer um pouco de conforto para essa mãe. Ela sabia que o filho estava morto e precisava resgatar o corpo para poder, assim, oferecer um enterro decente a ele” disse.