Polícia

Pamc registra mais fugas em menos de 24h

Depois que 11 presos fugiram na madrugada de segunda-feira, na noite do mesmo dia mais dez detentos se evadiram

A Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), localizada na zona rural de Boa Vista, registrou novas fugas em menos de 24 horas da evasão ocorrida na madrugada de segunda-feira, 30, quando 11 detentos escaparam. De acordo com informações extraoficiais, pelo menos dez presos conseguiram escapar na noite da mesma segunda-feira, usando escadas feitas com madeiras que estão sendo utilizadas em uma construção no local.

Os presos teriam atirado pedras contra os agentes penitenciários e policiais militares que fazem a segurança do presídio. Na mesma noite, dois dos que conseguiram sair da unidade prisional foram recapturados pela Polícia Militar, que fez buscas nas proximidades da Pamc.

Na madrugada, os 11 presos escaparam por um buraco feito em uma muralha, próximo à guarita de número 8. Policiais militares e agentes penitenciários fizeram a recontagem dos presos ainda na manhã de segunda-feira.

A recontagem da segunda fuga iniciou ontem pela manhã, mas, até o encerramento dessa matéria, à noite, a polícia ainda não havia finalizado. Conforme a polícia, atualmente existem 27 detentos foragidos da Pamc.

FUGAS – O problema da segurança na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo já se arrasta sem solução por pelo menos dois anos e tem se agravado. Desde a fuga ocorrida em novembro de 2014, quando a Pamc registrou 29 fugitivos que escavaram um buraco por debaixo do muro, as evasões se tornaram constantes. Nessa época, o governo havia determinado a criação de uma força tarefa para ativar 10 guaritas do local. De lá para cá, várias outras fugas foram contabilizadas. Só este ano de 2016 ocorreram seis. A que teve mais detentos evadidos aconteceu em março, quando 50 conseguiram escapar.

FORAGIDOS – Os presos foragidos na madrugada de segunda-feira foram: Wax Nunes Lima, Nafer Eduardo Herrera Vivas, Mike Donavan Alves da Silva, Josue Soares Dias, Jose Cruz de Lima, Jose Antônio da Silva Pereira, Ilmar de Araujo Silva, Francisco Almeida da Costa Neto, Eurimaico Nascimento da Silva, Cleidson Santos Lima e Anderson Santana Barbosa.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que foi solicitado apoio da Polícia Militar para realização da nova contagem de presos da Pamc, e assim que identificados os que faltam no local, serão passados os dados às autoridades para que seja realizada a recaptura o mais rápido possível.  (T.C)