Polícia

Parentes do governador de Roraima são alvos de operação da PF

Antonio Denarium, por meio da Secretaria de Comunicação do governo estadual, disse desconhecer o teor da investigação contra sua irmã e esperar que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei

A irmã do governador Antonio Denarium (Progressistas), Vanda Garcia de Almeida, foi um dos alvos da Operação Bal, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro do garimpo ilegal.

Policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão (um deles na casa dela, no bairro São Vicente, em Boa Vista), além do bloqueio de bens, em Roraima e em Pernambuco, expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal em Roraima.

A Secretaria de Comunicação do governo estadual disse que Denarium desconhece o teor da investigação contra sua irmã e espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei. Além disso, o Governo se colocou à disposição para esclarecimentos e afirmou que irá continuar a colaborar com as ações em conjunto com o governo federal para solucionar a crise yanomami.

Investigações

As investigações iniciaram após a PRF (Polícia Rodoviária Federal) abordar um dos suspeitos em uma rodovia do Estado. Os policiais verificaram inconsistências na narrativa dos passageiros do veículo, os quais tentaram ocultar uma viagem recém-realizada a Rondônia e encaminharam os fatos à PF.

Análises da PF indicaram envolvimento do passageiro com outros suspeitos já investigados e conseguiram revelar um esquema que teria movimentado R$ 64 milhões em pouco mais de dois anos.

Os valores seriam oriundos da compra e venda de ouro ilegal e contaria com o uso de empresas de fachada, que buscariam dar aspecto de legalidade às transações financeiras.

Os suspeitos receberiam valores de diversos financiadores pelo Brasil e sacariam ou transfeririam os valores para pessoas e empresas de Roraima que seriam responsáveis pela compra de ouro ilegal.

O nome da operação alude a um composto utilizado no tratamento de envenenamento por ouro, o BAL (British anti-Lewisite), situação da qual, figurativamente, padeceria o Estado no momento.