Polícia

Pastores suspeitos de dar golpe em idosa de 76 anos são presos

Investigação começou após o filho descobrir que a mãe, morta em 2020, havia comprado cinco carros e repassado para um grupo de pessoas da igreja

A Polícia Civil prendeu preventivamente, em Boa Vista, um casal de pastores acusado pela prática de apropriação de bens ou valores e estelionato contra uma idosa de 76 anos. A prisão foi feita no âmbito da segunda fase da operação Os Filhos de Eli.

Segundo o delegado da DPIPNE (Delegacia de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Necessidades Especiais), Paulo Henrique Tomaz Moreira, na primeira fase da operação, os investigados tiveram acesso aos mandados de prisão temporária e dois deles conseguiram fugir com uma Toyota Hilux, um dos veículos que estava em nome da vítima.

“Representamos pela prisão preventiva dos investigados, marido e mulher, e com parecer ministerial favorável, foi decretada a prisão pelo juiz da Vara de Crimes contra Vulneráveis, sendo devidamente, cumpridas e o veículo apreendido”, explicou Moreira.

O nome da operação alude à história bíblica do profeta Eli e de seus filhos Hofni e Fineias, sacerdotes que se apropriavam das ofertas entregues pelo povo de Israel, e que morreram como resultado da ira de Deus por utilizarem seus cargos em benefício próprio.

Investigação

A operação é resultado de uma complexa investigação que envolveu a quebra de sigilo bancário e dados telefônicos dos investigados. A apuração iniciou a partir de uma denúncia feita pelo filho da idosa, morta em 2020.

Ele relatou à Polícia Civil que após a morte da mãe, descobriu que ela havia comprado cinco carros e repassado para um grupo de pessoas da igreja. Com isso, a corporação identificou a movimentação financeira da idosa e comprovou a compra de um Ford Focus, duas Toyota Hilux, um Toyota Corolla e um Fiat Siena, comprados utilizando bens da idosa como entrada.

Conforme as investigações, os suspeitos solicitaram a transferência da titulação de quatro dos veículos para o nome do pastor. Uma das Hilux foi transferida para o diácono da igreja.