Polícia

Penitenciária Agrícola desarticula tentativa de fuga na unidade

Servidores da unidade também encontraram pedaços de ferro escondidos em um ralo e em um vaso sanitário

A equipe do setor de segurança da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) desarticulou, nessa quarta-feira (30), uma tentativa de fuga na unidade. A ação ocorreria a partir de uma cela da ala 1.


Buraco tinha escavação avançada (Foto: Sejuc)

A equipe de segurança, além de ouvir barulhos suspeitos e receber algumas informações sobre a possível fuga, foi acionada para verificar a cela. No local, foi encontrado um buraco, cuja escavação já estava em estado avançado, faltando pouco para o rompimento na laje superior da cela.

Os servidores da unidade também encontraram pedaços de ferro escondidos em um ralo e em um vaso sanitário.


Pedaços de ferros foram encontrados (Foto: Sejuc)

O secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, ressaltou que a desarticulação só foi possível devido ao novo método de vigilância implantado no sistema penitenciário roraimense. “Hoje nós temos uma vigilância aproximada, nós temos uma estrutura que nos permite entrar em todas as unidades prisionais. Assim, o agente consegue perceber qualquer tipo de movimentação que não conduza com aquela que é diária e assim conseguimos impedir esse tipo de situação”, destacou.

O titular da Sejuc também pontuou que, além da nova estrutura e da vigilância aproximada, outros fatores, como a capacitação dos policiais penais, evitam essas tentativas de fuga. “Eu costumo dizer que quem segura o interno dentro da cela não são grades, mas sim o olho e o ouvido da gente. Mais uma vez, isso foi comprovado”, frisou.