A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta sexta-feira (20), em Boa Vista, seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de armazenar e compartilhar, na internet, imagens e vídeos com cenas de abuso sexual infantil.
Mais de 30 policiais trabalham na operação, que também cumpre um mandado em Sorocaba (SP) e outro em Joaçaba (SC). Ao todo, sete suspeitos são investigados. Na ação desta sexta, dois foram presos em flagrante – a corporação não detalhou onde houve essas prisões
Os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As penas máximas somadas chegam a 10 anos de prisão.
Segundo a PF, as apurações iniciaram a partir do rastreamento de atividades suspeitas na rede mundial de computadores. A PF informou que continuará as investigações a partir da análise dos materiais apreendidos hoje, para identificar possíveis vítimas retratadas nos arquivos, e ainda responsabilizar os usuários que atuam criminalmente na internet.