Polícia

PF cumpre cinco mandados de busca e apreensão contra crime financeiro

Também foram apreendidos dólares, euros, bolívares, dólares guianenses e reais

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (8), a Operação Câmbio BVB com o objetivo de desarticular esquema envolvendo práticas de crimes financeiros em Boa Vista. A ação resultou na morte do vendedor de água de coco Idalino Moreira Viana, de 53 anos, na manhã de hoje, 8, na avenida Getúlio Vargas.

Até o momento foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva e apreendidos dólares, euros, bolívares, dólares guianenses e reais que ainda estão sendo contabilizados.

Os mandados, deferidos pela Justiça Federal em Roraima, após representação do delegado de Polícia em Inquérito Policial, foram cumpridos em casas de câmbio irregular e nas residências dos investigados. Uma das casas de câmbio investigadas operava ilicitamente sob fachada de um comércio de água de coco, outras duas em hotéis da cidade.

No cumprimento de mandado de busca e apreensão e mandado de condução coercitiva na avenida Getúlio Vargas, houve ataque a tiros à equipe policial por parte de um dos investigados. A equipe reagiu e atingiu o investigado, no momento em que o investigado saiu de sua residência atirando em direção aos policiais.

O investigado foi atendido pelo SAMU no local e escoltado por policiais até o Hospital Geral de Roraima. A arma utilizada pelo preso foi apreendida e não possui registro. As armas dos policiais também foram apreendidas para perícia. O local foi isolado e houve trabalho pericial para instruir inquérito policial que apura os fatos. Os policiais não se feriram.

Os demais investigados na operação estão sendo conduzidos, interrogados e indiciados, pelo Delegado de Polícia Federal, no artigo 16 da lei 7.492/86, lei que prevê crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. A investigação da operação policial apura crimes de câmbio ilegal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, que preveem penas de até 20 anos de prisão.

Com informações da Polícia Federal.