A Polícia Federal em Roraima (PF/RR) desencadeou na início da manhã desta quarta-feira, 29, por volta das 6h, a operação “Desvio Padrão”, decorrente de inquérito policial que investiga práticas criminosas de fraude em licitação e desvio de recursos públicos por parte de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística em Roraima (IBGE/RR).
Na operação, que resulta de trabalho conjunto da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União em Roraima (CGU) foram demonstrados fortes indícios da prática criminosa de fraude em licitação para locação de garagem no IBGE/RR e do consequente desvio de recursos públicos federais.
À época dos fatos, o gestor do F. M. R., em conluio com o servidor R. J. de O., na contratação/locação de um estacionamento do investigado empresário J. DA S. C., o que gerou prejuízo à União.
No momento, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo sete em Boa Vista – Roraima, três no Rio de Janeiro/RJ e um em Estância Velha/RS, deferidos pela Justiça Federal. As buscas são feitas em órgãos públicos, empresas e domicílios dos investigados.
Os investigados estão sendo interrogados e indiciados em Inquérito Policial Federal pelos crimes do artigo 89 e 92 da lei n° 8.666/93 (fraude em licitação), artigo 288 do Código Penal (associação criminosa), artigo 299 do Código Penal (falsidade ideológica) e artigo 312 do Código Penal (peculato), cometidos em conluio pelos três investigados, sendo dois servidores públicos do IBGE e um empresário.
O Inquérito Policial Federal será concluído nos próximos dias e encaminhado à Justiça Federal em Roraima.
A partir das 10h, será concedida entrevista coletiva com informações sobre a operação pelo Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Delegado Alan Robson Alexandrino Ramos na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, Av. Brasil, 551, bairro 13 de Setembro.
Fonte: PF