A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (22), 12 mandados de busca e apreensão e sete de prisão contra uma organização criminosa especializada em captar, transportar e vender ouro bruto de origem ilegal na Amazônia Legal.
Em Boa Vista, os agentes cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão. Os alvos em Roraima, segundo a PF, incluem os financiadores da organização e que definiam os preços praticados pelo grupo, além dos receptadores do ouro extraído ilegalmente do Oeste do Pará.
Policiais federais também cumpriram, no Pará e em Rondônia, ordens expedidas pela Justiça Federal paraense. As investigações da operação, batizada de Mercado B, identificaram que o grupo criminoso, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, transportou ilicitamente, aproximadamente, 34 quilos de ouro, o equivalente a quase R$ 18 milhões.
O ouro possui cotação em bolsa de valores, sendo que, por ter origem ilegal, a organização negociava o minério abaixo dos valores de mercado, criando uma espécie de mercado paralelo, um mercado B.