Polícia

PF descobre esquema ilegal de comercialização de madeira

A operação, deflagrada na manhã de hoje, recebe ainda o apoio de servidores do IBAMA

A Polícia Federal em Roraima deflagrou a operação Sin Cera, que investiga esquema criminoso de desmatamento, transporte e comercialização de madeira oriunda da Floresta Nacional de Roraima. A ação foi desenvolvida nos domicílios e empresas de receptadores e comercializadores.

Desde 6h desta sexta-feira, 3, estão sendo cumpridos nove mandado de condução coercitiva e nove mandados de busca e apreensão. Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal após representação em inquérito policial, no qual são investigados associação criminosa, receptação e crimes ambientais.

Até as 9h30, três investigados foram presos em flagrante por crimes ambientais. A. A. S., empresário da área de marcenaria no bairro Mecejana, por posse de madeiras do tipo cedro e sucupira sem documentação legal; C. C. C., empresário no bairro 13 de setembro e S. C. X., empresário no bairro Santa Tereza; ambos por posse de madeira do tipo cedro sem documentação legal.

Conforme a investigação, as árvores eram derrubadas e as madeiras serradas na Floresta Nacional de Roraima, com divisão de tarefas e comercialização de madeira nobre com alto valor de mercado em Boa Vista e Cantá.

Os conduzidos estão sendo interrogados e indiciados pelas práticas criminosas na Polícia Federal em Roraima. As investigações continuam em inquérito policial, com análise do material apreendido, perícias, interrogatórios e indiciamentos dos envolvidos, com conclusão prevista em 30 dias e envio do inquérito à Justiça Federal.

SAIBA MAIS

Em março deste ano, no interior da floresta foram flagrados pontos de desmatamento sob responsabilidade dos investigados, com corte seletivo de madeira, especialmente do cedro, com a prisão de quatro envolvidos.

O aprofundamento das investigações permitiu apurar o esquema criminoso de receptação e comercialização da madeira em empresas localizadas na capital e no Cantá, que culminou na deflagração desta operação, Sin Cera.

Com informações da Polícia Federal.