Polícia

PF faz buscas em escritório do ex-senador Romero Jucá

Ações são realizadas em conjunto com a CGU para investigar um esquema de corrupção e fraudes em convênios com diversos municípios de Roraima

A Polícia Federal faz na manhã desta quarta-feira (23) buscas no escritório do ex-senador Romero Jucá e candidato ao Senado pelo MDB nas eleições deste ano.

Em frente ao local, no bairro Canarinho, zona Leste de Boa Vista, há duas viaturas da PF estacionadas. Em nota (que pode ser lida completamente ao final da reportagem), Jucá se disse “tranquilo” e afirmou que a operação não tem fundamento.


Romero Jucá em entrevista em frente ao seu local de votação, no primeiro turno das eleições 2022 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV/Ilustração)

As ações são realizadas em conjunto com a CGU (Controladoria Geral da União), no âmbito da Operação Imhotep, que investiga um esquema de corrupção e fraudes em convênios com diversos municípios de Roraima, como a capital, Boa Vista, entre 2012 e 2017.

Ao todo, são cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Roraima, nos estados de Roraima, São Paulo e Distrito Federal.

Nota completa de Jucá

“Romero Jucá destaca que foi surpreendido com uma operação sem fundamento realizada na manhã desta quarta-feira (23).

De qualquer maneira, está colaborando com toda a investigação e prestando os devidos esclarecimentos.

Segundo as informações preliminares da imprensa, tal investigação trata de convênios com o programa Calha Norte, firmados entre 2012 e 2017.

Este programa é rigidamente acompanhado pelos órgãos fiscalizadores e pelo Exército Brasileiro, de modo que, em nenhum momento, houve denúncia de irregularidades nas obras realizadas.

Romero Jucá atuou nesta questão cumprindo o seu papel como parlamentar. Ou seja, fazendo a interlocução entre o Ministério da Defesa e os municípios atendidos para a realização de obras que melhoraram a infraestrutura das cidades e a qualidade de vida das pessoas.

Destaca-se que todo o trâmite de execução das obras compete única e exclusivamente aos municípios contemplados com os recursos.

Romero Jucá está tranquilo e confiante de que as investigações irão esclarecer a licitude dos atos praticados.

*Atualizado às 10h38