OPERAÇÃO PUBLICANOS

PF mira suspeitos de simular exportações para obter isenções na fronteira com Venezuela

Um servidor público foi afastado por 120 dias e outros dois investigados foram proibidos de deixar o País na operação

Operação Publicanos é realizada pela PF em conjunto com a Receita Federal (Foto: PF
Operação Publicanos é realizada pela PF em conjunto com a Receita Federal (Foto: PF

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta terça-feira (18), 12 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de simular exportações para receber isenções fiscais na fronteira entre Brasil e Venezuela. As ordens judiciais são cumpridas em cinco cidades brasileiras, incluindo Boa Vista, Pacaraima e Bonfim.

De acordo com a corporação, os produtos supostamente exportados retornavam para serem vendidos no Brasil, ocasionando vultosos prejuízos aos cofres públicos e concorrência desleal com o mercado interno.

A Justiça Federal também autorizou mandados para Manaus e Itapema (SC) e determinou o afastamento de um servidor público por 120 dias e a proibição de outros dois investigados de deixar País, com direito a recolhimento do passaporte.

A PF não divulga os nomes dos suspeitos alvos da Operação Publicanos, feita em parceria com a Corregedoria da Receita Federal,. Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.