A Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante de duas pessoas na última segunda-feira (13/5) no Aeroporto de Boa Vista/RR. Os indivíduos foram detidos pelos crimes de usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo.
A operação teve início após uma denúncia indicar que um passageiro estava transportando ouro de maneira ilegal em um voo. Durante a fiscalização, os agentes encontraram 7,850 kg de ouro ilegal com uma mulher.
Posteriormente, os policiais conseguiram localizar o receptador do material, que aguardava a chegada da mulher nas proximidades do aeroporto. Durante a abordagem, foi encontrada uma arma de fogo com o suspeito.
A mulher responsável pelo transporte do ouro afirmou que sua função se limitava a transportar o material até Boa Vista e que a mercadoria seria entregue ao indivíduo abordado pelos agentes. Este último, inclusive, já havia sido alvo de uma operação da Polícia Federal em 2023, que visava desarticular a atuação de pilotos de aeronaves que apoiavam o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.
Os envolvidos foram encaminhados à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo/RR, onde aguardarão as decisões judiciais.
Essa ação se insere no contexto do combate ao garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na ADPF(709).