A Policia Federal em Roraima prendeu em flagrante o empresário R P, 56 anos, acusado de receptação de agrotóxico de uso proibido, Benzoato de Emamectina, que é altamente tóxico para seres humanos.
A prisão aconteceu no início da tarde na empresa do acusado, localizada na avenida Venezuela.
Segundo a PF, o empresário teria recebido uma encomenda ilícita pelos Correios contendo o material proibido, situação identificada durante uma fiscalização de rotina na agencia. Uma empregada da empresa tentou pegar a encomenda na sede dos correios, antes da efetiva entrega.
Os federais acompanharam o veículo dos Correios até o comércio, onde a entrega foi realizada e o destinatário identificado, sendo preso e conduzido até Superintendência da Polícia Federal em Roraima.
O preso alegou em sua defesa que o produto havia sido entregue por engano em seu comércio e que não teria determinado a seus empregados que pegassem a encomenda nos Correios. R P foi autuado em flagrante como incurso no crime do art. 15 da Lei 7.802/89, sendo liberado após pagar fiança de R$ 24 mil reais.
O Benzoato de Emamectina, é um pesticida produzido na China, altamente perigoso pois tem ação paralisante, é muito utilizado na cultura de soja e do algodão.
O pesticida causa paralisação dos nervos, e após a aplicação as vitimas permanecem impossibilitadass de se mexer ou se locomover, conseguem apenas mover os olhos e podem permanecer nesse estado sem conseguir se alimentar até por uma semana quando então sobrevêm a morte. O efeito paralisante do pesticida é irreversível.
Por não ser um pesticida seletivo ele mata todas as especies de insetos, incluindo pequenos mamíferos.
Em humanos o Benzoato de Emamectina causa paralização dos nervos cerebrais a médio e longo prazo.
Polícia
PF prende empresário com agrotóxico proibido
A encomenda foi entregue pelos Correios e o empresário pagou fiança de R$ 24 mil