EM BOA VISTA

PF prende suspeito de crimes relacionados a abuso sexual infantojuvenil

Homem foi flagrado com imagens relacionadas a esse tipo de delito em seu celular.

Celular do investigado foi apreendido e será analisado para verificar se houve compartilhamento de mídias (Foto: Divulgação/PF)
Celular do investigado foi apreendido e será analisado para verificar se houve compartilhamento de mídias (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a operação Sentinela das Redes, visando reprimir os delitos de compartilhamento e armazenamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. Um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara de Crimes Contra Vulneráveis da Comarca de Boa Vista/RR, foi executado durante a ação.

Conforme apurado na investigação, durante o período entre agosto de 2020 e setembro de 2022, o suspeito teria mantido em seu poder fotografias e vídeos contendo cenas de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Nesta investigação, só foi identificado esse suspeito. Ele agia por meio das redes sociais, armazenava cenas de pornografia infantil e compartilhava nesses meios”, explicou Helton Sacramento, da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

Delegado Helton Sacramento da DRCC (Foto: José Magno/FolhaBV)

Durante as diligências, os agentes constataram que o indivíduo ainda possuía material ilícito em sua posse, o que resultou em sua prisão em flagrante. Além disso, o celular do investigado foi apreendido e será submetido a análise para determinar se houve compartilhamento desses conteúdos.

Ao término da investigação, o suspeito poderá ser indiciado pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de abuso sexual infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem totalizar até 14 anos de reclusão.

A legislação prevê que a aquisição, posse ou armazenamento de fotografias, vídeos ou qualquer tipo de registro de abuso sexual infantojuvenil é punível com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Caso haja informações ou denúncias relacionadas a esses crimes, estas podem ser reportadas à Polícia Federal através do telefone (95) 3621-1515 ou pelo Comunica PF (https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes).