Polícia

PF realiza operação para combate ao tráfico de pessoas

Outro alvo da operação é o crime de contrabando de imigrantes

A Polícia Federal do Brasil, em parceria com outras polícias, participam de uma ação, cujo objetivo é combate ao tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes. A ação envolve ferramentas da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. 

Em Pacaraima, ao norte de Roraima, já foram realizadas 1.249 consultas na base de dados internacional, sem a ativação de alertas até a noite desta quarta-feira (7).

A operação segue até o próximo sábado (9), com a participação de peritos papiloscopistas policiais federais de Pacaraima e de Brasília.

Tráfico e contrabando

Há diferença entre os dois crimes focos da operação. O contrabando de migrantes envolve o conhecimento e o consentimento da pessoa contrabandeada sobre o ato criminoso. No tráfico de pessoas, o consentimento da vítima de tráfico é irrelevante para que a ação seja caracterizada como tráfico ou exploração de seres humanos.

O contrabando termina com a chegada do migrante em seu destino, enquanto o tráfico de pessoas envolve, após a chegada, a exploração da vítima pelos traficantes, para obtenção de algum benefício ou lucro, por meio da exploração.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.