Após uma denúncia anônima, um pintor, de 32 anos, foi preso enquanto tentava vender quatro tartarugas na Feira do Produtor, no bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista, na tarde desse domingo, 16.
De acordo com informações do Primeiro Batalhão da Polícia Militar (1°BPM), a guarnição conversou com os comerciantes que informaram que quatro homens estariam vendendo os animais, porém já tinham saído do local.
Ao realizar patrulhamento, a equipe localizou o pintor com uma mochila nas costas e com um saco de fibra, de cor azul, onde estavam os animais, sendo três no saco de fibra e uma na mochila. Ao ser questionado, ele informou que estava trabalhando carregando mercadorias em um caminhão quando viu quatro indivíduos jogando um saco no chão e logo em seguida, saíram correndo.
O pintor relatou, ainda, que foi averiguar o que era e constatou que se tratava das tartarugas e que ele pegou, pois não tinha conhecimento que no Brasil tratava-se de um crime ambiental, pois de acordo com ele, está no país há duas semanas.
Além disso, o homem afirmou que na Venezuela é comum consumir esses animais.
Os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.