FORÇA TOTAL

PM de Roraima escala 6% do efetivo para prevenir e combater o crime em operação nacional

Ação visa promover o combate e a prevenção qualificada contra a criminalidade, por meio do emprego máximo de policiais das corporações

Polícia Militar de Roraima empregou 147 agentes da corporação para a Operação Força Total (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Polícia Militar de Roraima empregou 147 agentes da corporação para a Operação Força Total (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A Polícia Militar de Roraima ingressou, na manhã desta terça-feira (16), na terceira edição da operação nacional simultânea Força Total. A ação planejada e executada a cada 30 dias visa promover o combate e a prevenção qualificada contra a criminalidade, por meio do emprego máximo de agentes das corporações brasileiras.

O Comando-Geral da PMRR escalou para a operação nos 15 municípios roraimenses 147 militares e 47 viaturas, números que representam, respectivamente, 6% do efetivo e 14% da frota da corporação. A maioria dos agentes se concentraram em Boa Vista, no Parque Anauá. Do maior parque urbano da região Norte, eles foram às ruas.

O comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano de Souza (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano de Souza, destacou que, no Estado, a expectativa é de localizar presos do regime aberto que não retornaram à prisão após a saída temporária de Natal, aprender armas de fogo irregulares e combater o tráfico de drogas, especialmente com a prisão de pequenos traficantes que também sustentam a estrutura do crime.

Polícia Militar de Roraima empregou às ruas 47 viaturas para execução da Operação Força Total (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Ele reforçou que as operações da PM garantem à sociedade a sensação de segurança. “Essa operação ‘Força Total – A Serviço do Brasil’ não age em detrimento das demais operações. Temos a operação Hórus em andamento, a operação ‘Força Nobre – A Serviço da Vida’ na RR-205, que desde o lançamento dela no perímetro que trabalhamos, não houve mais nenhuma morte, nenhum incidente, as pessoas tem se conscientizado graças a Deus. No Festejo do Quarto de Bode, fizemos uma operação coordenada com a PRF [Polícia Rodoviária Federal] e não tivemos nenhuma morte – o que acontecia todo ano”, exemplificou.

A Força Total é realizada em um intervalo de 12 horas. Ao final, a PM vai realizar um balanço dos resultados alcançados, que com os de outros estados, prometem dar a noção da importância da corporação para a prevenção e o combate ao crime nas ruas do País. Em todo o Brasil, a atividade é coordenada pelo CNCG-PM (Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares).

PM de Roraima escala 6% do efetivo para prevenir e combater o crime em operação nacional