Polícia

PM deflagra Operação Pacificação para implantar Polícia Comunitária

Policiais militares vão passar a marcar presença com maior efetivo nos bairros a fim de reduzir crimes e se aproximar da comunidade

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 16, a Polícia Militar deu início à Operação Pacificação, visando aumentar a presença nos bairros da Capital e diminuir a incidência de crimes. O primeiro bairro contemplado com as atividades foi o Senador Hélio Campos, na zona Oeste, por ter o maior número de ocorrências registradas pela polícia.

O comandante da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves, explicou que a medida tem  como principal meta a implantação da Polícia Comunitária. “Assumi o comando há um mês com a promessa, com o apoio do Governo do Estado, de reimplantar a Polícia Comunitária, uma polícia de parceria à comunidade. É uma reengenharia de todo o policiamento ostensivo moldado para se aproximar da comunidade. Então, estamos fazemos o planejamento e o passo a passo dessa transformação”, frisou.

Alguns pontos foram estudados para dar início ao programa de policiamento e à criação dos conselhos comunitários. “No sábado, dia 19, será a posse da diretoria provisória do primeiro Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg). Elencamos o Senador Hélio Campos porque é o bairro que lidera as estatísticas de relatório de ocorrências policiais ao longo do ano”, frisou Gonçalves.

O conselho comunitário vai discutir a cada 15 dias com a Polícia Militar as estratégias de policiamento preventivo do bairro. “Concomitante a isso, a partir de então, vamos implantar um grupamento de policiais que moram no bairro com viaturas, motos e bicicletas, que vão trabalhar a Polícia Comunitária”, acrescentou o comandante da PM. Segundo ele, todos os bairros receberão a Operação Pacificação e a Polícia Comunitária. (J.B)    

Ação da PM apresenta os primeiros resultados no Senador Hélio Campos

Nas primeiras horas da manhã, as equipes de policiais militares já atuavam pelas ruas do bairro Senador Hélio Campos, o primeiro a ser contemplado com as ações da Operação Pacificação, pelo número de ocorrências envolvendo violência física, doméstica, roubos, furtos e tráfico de drogas.

Observando um dos locais monitorados como boca de fumo, os PMs avistaram dois homens saindo do ponto em uma moto na Rua S-14 e passaram a seguí-los.

Percebendo que estavam sendo perseguidos, os dois infratores empreenderam fuga e só foram interceptados pelos policiais sete quadras depois.

“Quando a gente conseguiu abordar os dois, eles já estavam no cruzamento entre as ruas N-11 com S-6. A moto está com o documento atrasado, por isso foi apreendida. Nenhum dos dois tinha passagem pela polícia ou pelo sistema prisional”, explicou o soldado Rates.

Os usuários de drogas foram apresentados à Polícia Civil por ter realizado direção perigosa em via pública e por desobediência ao pedido de parada. Com eles foram apreendidos dois aparelhos celulares, um isqueiro e R$ 24,00. A operação teve início na manhã de ontem e vai se estender até o próximo sábado, 19. (J.B)