O 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar) descobriu na noite de quinta-feira (28) um galpão que armazenava sete toneladas de cassiterita no bairro Silvio Botelho, na zona Oeste de Boa Vista. Um brasileiro de 25 anos e um venezuelano de 24 foram encaminhados, na companhia de um advogado, para a sede da Polícia Federal, junto com 150 quilos de amostra do minério, cuja quantidade total não foi levada imediatamente pela impossibilidade logística naquele momento.
A PM disse ter sido chamada para verificar a existência de um homem que estava com uma arma branca em frente à casa do denunciante, mas o suspeito não foi encontrado. Os policiais suspeitaram de determinada movimentação no galpão situado em frente à residência, por onde entraram pela porta aberta e viram o brasileiro e o venezuelano.
Durante a abordagem, a PM percebeu que havia no chão um produto sob o manuseio deles, que confirmaram ser cassiterita. Os homens negaram ser proprietários do minério e dos maquinários do ambiente. Eles disseram aos policiais que apenas estavam na rua, procurando trabalho, quando foram convidados para trabalhar no local por uma diária.
Eles revelaram, ainda, que o contratante disse que havia sete toneladas de cassiterita no galpão. O local ainda tinha duas máquinas para processar o minério e uma balança. Sem possibilidade de levar o material para a sede da PF naquele momento, os policiais militares trancaram os portões do depósito, até que houvesse condições de transportar os minerais.