Polícia

PM diz que um dos presos é policial no Amazonas

A Polícia Militar concedeu coletiva de imprensa na sede do Comando de Policiamento da Capital (CPC) para relatar os detalhes do caso. Estavam presentes o comandante geral da PM, coronel Elias Santana; o comandante do CPC, coronel Magalhães José Damasceno; o comandante do Bope, Capitão Diego Souza; o tenente Carlos Augusto de Morais e tenente Márcio Miramontes. 

O coronel Elias Santana acredita na hipótese dos indivíduos terem feito abordagem errada, considerando que poderiam estar aguardando outra picape com as mesmas características. “Acredito que possivelmente eles tenham dado o bote na pessoa errada. Ao perceber essa situação, inclusive, abandonaram essas pessoas na BR. O que levou a fazer a abordagem específica a essas pessoas ainda não foi possível saber”, destacou.

A PM de Roraima fez um levantamento preliminar de que o policial do Amazonas estava faltando serviço na respectiva corporação desde a terça-feira, 17. “Ele não veio do Amazonas a passeio. Tudo leva a crer, pelo vasto material em posse deles, que estavam arquitetando alguma coisa bem significativa, mas felizmente depararam-se com a briosa”, acrescentou o comandante geral.

Dos autores do crime, três informaram ser garimpeiros, o que fez com que a PM presumisse que poderiam estar fazendo transporte de material para garimpo e trabalho de segurança. As placas adulteradas, usadas nos carros dos assaltantes, correspondem a veículos do estado do Amazonas.

O cabo da PM/AM foi chamado para fazer a ação delituosa havia dois dias. Depois de aceitar, disse que não sabia quem eram as pessoas que iriam participar com ele. “Infelizmente não estamos avessos a esse tipo de conduta, mas quem comete o crime tem que pagar pelo crime que cometeu”, enfatizou o capitão Diego Souza. 

O quarto envolvido no crime foi preso pelo Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) por volta das 7h40 dessa quinta-feira, 19, em posse de uma espingarda, um punhal e algumas munições. 

Foram autuados em flagrante: Willians Alves Damião Ramos, o cabo da PM/AM; Vivaldo de Sousa Moura; Luiz Gonzaga dos Santos Filho e Idegard Alves dos Santos. Os três últimos confirmaram que são garimpeiros.

O quarteto ficou detido numa cela da Delegacia para aguardar audiência de custódia que deve ocorrer nesta sexta-feira, 20. (J.B)