Toda cautela é necessária para quem vai comprar ou vender veículos por meio da internet, especialmente em sites especializados em anúncios de venda. A Polícia Civil de Roraima está investigando casos de pessoas que foram vítimas de estelionatários que fizeram anúncios falsos com base em anúncios verdadeiros, conseguindo enganar compradores, em Boa Vista.
Na tarde de ontem, dia 28, a delegada Magnólia Soares explicou para a reportagem da Folha como o esquema funciona. Segundo ela, o estelionatário se apropria de um anúncio verdadeiro, faz outro anúncio e põe o valor do carro ou da motocicleta bem abaixo do valor real, no entanto, o celular informado no anúncio é do bandido e o chip do Estado de Roraima.
Quando o interessado liga para o número, o criminoso se passa por representante do dono do veículo e em seguida liga para o proprietário do automóvel para dizer que está representando o comprador. Para as duas pessoas ele conta a mesma história e afirma estar apenas intermediando a transação para quitar uma dívida que tem com as partes.
Achando a proposta tentadora, o homem compra o carro e faz um depósito ou transferência para a conta do criminoso. Depois disso, o comprador descobre que caiu num golpe. Em um dos casos, a delegada esclareceu que a vítima teve um prejuízo de R$ 21 mil, enquanto outra vítima pagou cerca de R$ 6 mil por uma moto que também era anúncio falso.
Ela alertou sobre a atenção que o comprador precisa ter na hora de fechar o negócio e que só deve fazer o depósito ou transferência quando tiver segurança de que o veículo está em condições legais de venda.
A conta para depósito está em nome de um indivíduo chamado “Carlos Brandão”. As agências bancárias onde o suposto estelionatário é cliente, ficam nos estados do Amapá e de Tocantins. Além disso, a autoridade policial ressaltou que a vítima precisa confirmar se o dono da conta é, de fato, o vendedor e deve desconfiar se o depósito ou transferência for feito no nome de terceiros. (J.B)