Em Presidente Prudente (SP), a Polícia Rodoviária apreendeu na madrugada de terça-feira (8), 11,4 milhões de bolívares, moeda corrente da Venezuela, que eram transportados por dois homens em uma caminhonete Kia Mohave, com placas de Goiânia (GO), abordada por volta das 4h30 no km 561,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Na conversão cambial, o valor equivale a aproximadamente R$ 6,8 milhões.
Os dois homens são moradores do Estado de Goiás e acabaram presos em flagrante pelo crime, em tese, de evasão de divisa.
A caminhonete era conduzida por um corretor de imóveis, de 46 anos, e tinha como passageiro um ex-bancário, de 44 anos.
Durante a fiscalização, os ocupantes do veículo apresentaram nervosismo exacerbado, segundo a polícia, além de respostas contraditórias sobre a motivação da viagem que faziam.
No porta-malas da caminhonete, havia seis malas de viagem e as notas do dinheiro venezuelano foram localizadas dentro de quatro delas. Nas outras duas malas, havia apenas roupas dos ocupantes do veículo.
Segundo a polícia, os homens foram questionados e apresentaram versões semelhantes de que o dinheiro é fruto de uma comissão de corretagem referente à venda de uma fazenda no Estado de Roraima e confirmaram que não possuíam a documentação fiscal/cambial sobre a presença da moeda estrangeira no Brasil.
Diante disso, os homens receberam voz de prisão em flagrante e a ocorrência foi apresentada na Delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, onde ficaram apreendidos o dinheiro venezuelano, o veículo utilizado no deslocamento e quatro telefones celulares.
Já os dois homens foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá.
Com informações de O Globo