Uma pessoa foi presa e 12 procedimentos investigativos por crimes contra idosos foram instaurados pela Polícia Civil de Roraima (PCRR) por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e Portador de Necessidades Especiais durante as diligências da Operação “Vetus”.
A operação foi deflagrada no mês de outubro e terminou nesta sexta-feira, 4, com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos nos 26 estados e no Distrito Federal.
Os resultados da operação foram repassados pela Polícia Civil, durante entrevista coletiva.
De acordo com o delegado da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e Portador de Necessidades Especiais, Paulo Henrique Moreira, as denúncias partiram do Disque 100.
“Em Roraima, a Polícia Civil já apurou mais de 24 denúncias efetuadas ao Disque 100, que culminaram com uma prisão em flagrante por crime de maus tratos, sete Termos Circunstanciados de Ocorrências, cinco inquérito policiais, 12 medidas protetivas, 54 visitas realizadas e 70 vítimas idosas atendidas na Delegacia”, detalhou.
As diligências foram feitas em Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e São Luiz do Anauá.
A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), integrada em todo o País com as Polícias Civis, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso).
A operação foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Visita dos policiais a casa de um idoso no Centro da cidade (Foto: Polícia Civil de Roraima)
Em Boa Vista, a equipe visitou um idoso de 87 anos no Centro de Boa Vista, que vive sozinho em situação de vulnerabilidade. A informação é de que o idoso tem filhos que vivem em outro estado e se alimenta com a ajuda de amigos. Neste caso, há suspeitas de que ele esteja sendo lesado por estelionatários para se apropriar de bens e imóveis. O caso está sendo investigado pela equipe do DPIPNE.
ANJOS DE LUZ – Os policiais realizaram uma visita técnica na Associação Anjo de Luz, no bairro Caranã, onde toda a estrutura foi apresentada ao delegado. No local há todo um trabalho social que atende idosos e deficientes. Para o delegado, o local é adequado, limpo e foi constatado um atendimento de qualidade às pessoas atendidas pela Associação, que recebem atendimento médico, odontológico, psicológico, fisioterapêutico, além de acomodações e alimentação.
A diretora do DPE, Elivânia Aguiar, elogiou o trabalho da equipe e destacou a importância do apoio da sociedade para coibir a violência contra o idoso.