A Polícia Civil de Roraima investiga a existência de um ponto de vigilância montado para restringir a circulação de embarcações e de moradores da comunidade ribeirinha Caicubi, na entrada do rio Jufari, na região do Baixo Rio Branco, em Caracaraí, no Sul do Estado. A ação foi solicitada pelo MPRR (Ministério Público Estadual).
Policiais civis estão na localidade desde a última terça-feira (14) para verificar denúncias entre pescadores da Associação dos Pescadores e da Associação dos Moradores da Região.
A ação foi coordenada pelo delegado Francisco Evangelista de Araújo, da Delegacia de Polícia de Meio Ambiente (DPMA), e contou com o apoio da Polícia Militar e de servidores do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Outra denúncia é da possível exploração de pesca esportiva ou comercial por duas empresas de turismo que não teriam licenças para operar no local e que estariam se beneficiando com o pagamento de valores pelas empresas em razão da pesca no local.
O delegado esteve na região, onde realizou várias diligências e oitivas de moradores e das partes envolvidas para constatar as denúncias. Mas, segundo ele, a comunidade trabalha em harmonia na região e que as denúncias não procedem.