A Operação Caminhos Seguros, coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) da Polícia Civil de Roraima (PCRR), cumpriu dois mandados de prisão por sentenças condenatórias decretadas pela Justiça contra dois homens acusados de estupro de vulneráveis. As prisões ocorreram ontem, 17 de maio.
O primeiro a ser preso foi o jardineiro A. L. S., de 46 anos, condenado a 36 anos de reclusão em regime fechado pelo estupro de sua enteada e de sua sobrinha por afinidade. Os crimes ocorreram em 2013 e 2017, respectivamente, quando as vítimas tinham oito e dez anos. A. L. S. foi detido em seu local de trabalho, uma instituição de ensino federal no bairro Pricumã.
O segundo homem preso foi A. C. H. L., de 33 anos, condenado a 22 anos e seis meses de reclusão em regime fechado pelo estupro de sua enteada. A violência sexual começou quando a vítima tinha quatro anos e continuou por vários anos. A. C. H. L. foi detido no bairro São Vicente, após a denúncia ser revelada por uma irmã mais nova da vítima em 2021.
Ambos negaram as acusações. No entanto, após investigações, denúncias do Ministério Público e processos judiciais, foram condenados e tiveram suas prisões decretadas pela Justiça. Os dois homens foram apresentados na manhã deste sábado na Audiência de Custódia.
A delegada titular da DPCA, Jaira Farias, destacou a importância dessas prisões para a proteção de menores e a continuidade do trabalho investigativo da Polícia Civil de Roraima em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.