A Polícia Civil de Roraima (PCRR), em parceria com as autoridades da Guiana, recuperou dois veículos roubados e furtados em Boa Vista nas últimas semanas. A operação, deflagrada na segunda-feira (26) resultou na restituição de um Toyota Corolla e uma Toyota Hilux, encontrados na cidade de Lethem, na República Cooperativa da Guiana.
A ação foi conduzida pelo delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT), Cesar Augusto Lunkes, em colaboração com o Departamento de Operações Especiais (DOPES) e a Polícia de Lethem. A equipe de policiais de Roraima esteve na fronteira para oficializar a devolução dos veículos.
Segundo o delegado Cesar Lunkes, o Toyota Corolla havia sido roubado no dia 19 de agosto, no bairro Jardim Tropical, quando dois indivíduos armados invadiram uma residência, rendendo uma mulher e uma criança de cinco anos.
O Toyota Hilux foi furtado no dia 14 de agosto, enquanto o proprietário dormia em sua residência no bairro Pintolândia. Com o apoio da polícia fronteiriça da 9ª Região em Lethem, os veículos foram localizados e recuperados rapidamente.
A diretora do DOPES, delegada Cândida de Magalhães, ressaltou que a recuperação dos veículos foi possível graças à cooperação internacional estabelecida em maio de 2024 entre as forças policiais de Roraima e da Guiana. “Essa cooperação técnica permitiu que, através do contato direto do Delegado Cesar Augusto Lunkes com o chefe da guarda de Lethem, fosse possível a localização e restituição dos veículos rapidamente”, afirmou a delegada.
O delegado Cesar Lunkes destacou a importância dessa parceria na luta contra o crime transfronteiriço. “O sucesso das investigações destaca a relevância da cooperação internacional para combater crimes de roubos e furtos de veículos na região. Isso demonstra o compromisso da Polícia Civil de Roraima e da Polícia Guianense em trabalhar juntas para enfrentar esse tipo de crime”, disse.
Ele acrescentou que a equipe da DRRFVAT continua trabalhando para identificar os autores dos crimes. “Orientamos às vítimas que tiveram seus veículos levados para a Guiana a procurarem a DRRFVAT, localizada na Cidade da Polícia, para agilizar o processo de recuperação dos automóveis naquele país”, concluiu.