Um esquema de tráfico de drogas foi desarticulado e T.P.L., de 37 anos, e F.H.S., de 56 anos, foram presos com 320kg de Skank, no município do Cantá, nessa sexta-feira, 20.
A prisão foi efetuada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil. De janeiro até hoje, a Polícia Civil apreendeu 1,3 tonelada de drogas.
De acordo com informações da Polícia Civil, há aproximadamente uma semana, os policiais receberam informações sobre as atividades de T. P. L., que é reincidente no tráfico de drogas. Em 2021, ele foi preso por tráfico de drogas e posse ilegal de armas de fogo.
Segundo a delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, as investigações indicavam que T. P. L., estava associado ao transporte de drogas, armas e munições para áreas de garimpo em Roraima.
“Os agentes receberam a informação de que ele teria recebido um grande carregamento de drogas no município do Cantá e que utilizaria um veículo Volkswagen Spacefox, para fazer o transporte da droga para Boa Vista”.
Com base nas informações recebidas, os agentes montaram vigilância próximo à Ponte dos Macuxis. As investigações apontaram que o veículo, supostamente utilizado por ele, passou durante a madrugada desta sexta-feira, com destino ao município do Cantá.
Por volta das 13h, segundo a delegada, os agentes avistaram o veículo do investigado entrando em Boa Vista e fizeram o acompanhamento, abordando-o na Rua das Bromélias, no bairro Pricumã, ocasião em que encontraram uma pochete contendo um revólver calibre 38 com cinco munições, além de mais 9 munições soltas na bolsa, além de documentos.
“No momento da abordagem, o investigado tentou destruir provas quebrando dois aparelhos celulares, mas os policiais conseguiram apreendê-los”, disse.
No carro com o acusado, os policiais prenderam também o mecânico F. H. S. Enquanto T. P. L., negou envolvimento com drogas e alegou que a arma pertencia a F. H. S., este último admitiu voluntariamente que havia sido contratado por T. P. L., para realizar um frete de mantimentos para o garimpo, pelo qual receberia o valor de R$ 1.500,00.
O mecânico contou ainda que foi buscar a mercadoria a ser fretada, usando um veículo de um cliente, deixada em sua oficina. No retorno o veículo deu uma pane e ele sugeriu deixar a carga na casa de uma filha, no bairro Santa Cecília, para buscarem depois.
“Os dois vieram a Boa Vista na intenção de buscar um carro maior, para poder transportar a droga. Em continuidade das ações, os policiais foram até a casa citada, no bairro Santa Cecília, onde encontraram o veículo Nissan Frontier no quintal, carregado com 303 pacotes de skunk. Cada pacote da droga apresentava uma caricatura distinta, quase como um selo personalizado, conferindo-lhe uma espécie de marca distintiva”, disse a delegada.
Os dois homens foram encaminhados à DRE, onde a delegada lavrou um APF (Auto de Prisão em Flagrante) por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse de armas e munições.
“Essa ação de combate ao tráfico de drogas é uma quebra no miolo financeiro da organização criminosa. Além das duas pessoas presas, da apreendemos a droga, a arma, munições, dois veículos, e documentos. Todo o material apreendido é avaliado em mais de R$ 2 milhões de reais. Somente neste ano, a Polícia Civil já desarticulou várias organizações criminosas e apreendeu 1,3 tonelada de drogas”, disse a delegada.
OPERAÇÃO PAZ – A Operação Paz é uma ação integrada entre as Forças de Segurança, lançada em 12 Estados Brasileiros no dia 1° de setembro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Roraima é coordenada pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública) e tem o objetivo de reduzir mortes violentas no estado e no cumprimento de mandados de prisão. O trabalho ocorre nos 15 municípios de Roraima.