Polícia

Polícia encontra mais um túnel na Penitenciária

A descoberta de mais um túnel foi suficiente para iniciar um princípio de rebelião no momento em que um grupo de familiares visitavam os detentos

Um início de rebelião teve início hoje (22) à tarde na Penitenciária Agrícola de Monte (Pamc). Tudo porque o serviço de Inteligência da Polícia Militar e da Divisão de Capturas (Dicap) da Sejuc descobriu mais um túnel feito por presos, com vistas a desencadear uma fuga em massa do presídio.

Por conta disso, as pessoas que já estavam dentro da unidade prisional visitando os presos foram obrigadas a se retirar e as que estavam aguardando para entrar foram informadas que não a visita de hoje foi suspensa. Do lado de fora, alguns familiares contaram à reportagem que viram duas pessoas sendo baleadas.

Os familiares dos detentos contam que só vão sair da Pamc quando receberem notícias de como está a situação dentro da Penitenciária. Equipes do Batalhão de Operação Especial da Polícia Militar (Bope), do Ronda no Bairro, Polícia Civil e homens do Exército foram acionados para atender a ocorrência no presídio.

Uma retro escavadeira do Exército acabou de ser enviada para a Pamc, o que se leva a crer que será utilizada para fechar o túnel encontrado. Ainda não foi repassada nenhuma informação oficial sobre o local exato do túnel e a metragem. Mas a Folha teve acesso a fotos do túnel que foi encontrado e do momento que os policiais faziam a diligência no local.

Este é a quarta iniciativa dos presos da Pamc de tentarem uma fuga em massa, através de túnel. No ano passado, a Polícia encontrou a ação mais ousada dos detentos, que já tinham conseguido escavar um túnel de quase 40 metros de extensão. O túnel já tinha sistema de ventilação e iluminação. A cada três metros havia instalados ventiladores e lâmpadas.

Em 2015, outras duas vezes a Dicap e a PM descobriram novas tentativas dos presos de fugir dessa forma. Uma delas, no mês de julho, foi de um túnel semelhante ao que foi encontrado ano passado, mas que estava sendo feito entre dois barracos de lona, na ala cozinha. Na ocasião, a Polícia encontrou um desenho de como seria o buraco, feito numa página de caderno.

Outro caso, dias depois, os policiais descobriram um novo início de escavação de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro.