Polícia

Polícia Federal investiga fraude contra a Caixa Econômica

Segundo a PF, estão sendo cumpridos três mandados de prisão, três mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva

Na manhã desta sexta-feira, 06, a Polícia Federal em Roraima (PFRR) deflagrou a Operação Chamaleon em Boa Vista. O objetivo da missão é obter informações sobre possíveis fraudes praticadas contra a Caixa Econômica Federal para obter financiamento e empréstimo com uso de documento falso.

Segundo a PF, estão sendo cumpridos três mandados de prisão, três mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva.

No curso da operação um empresário, de 33 anos, foi preso em flagrante por uso de documento falso e posse de arma de fogo em sua residência, que foi objeto de busca e apreensão.

INVESTIGAÇÕES

As investigações foram instauradas há aproximadamente um ano, tendo como objetos fraudes praticadas contra a Caixa Econômica Federal, através de obtenção fraudulenta de financiamento e empréstimo com uso de documento falso. Apurou-se o prejuízo de mais de um milhão e meio de reais.

Os indiciados estão sendo trazidos para a Superintendência da Polícia Federal para serem interrogados sobre as práticas criminosas. As investigações continuam, com análise do material apreendido em confronto com os interrogatórios.

Os envolvidos serão interrogados e indiciados pelos crimes previstos nos artigos. 171, § 3º, CP, art. 299, CP, art. 19 da Lei dos Crimes contra o sistema financeiro nacional, art. 1º da lei de lavagem de dinheiro e art. 2º da Lei de organizações criminosas.

CHAMALEON

O nome da operação remete ao derivativo grego da palavra Camaleão, animal símbolo de camuflagem, tal como os investigados fazem para obtenção fraudulenta do dinheiro produto de crime, obtido no financiamento.

Com informações da PFRR