Polícia

Polícia Federal prende secretário municipal do Cantá

Na segunda fase da Operação Libertatem, a PF voltou a cumprir mandado de afastamento contra um servidor da Prefeitura, que é investigado por desvio de recursos públicos

Foi realizada hoje (14), pela Polícia Federal, a segunda fase da Operação Libertatem, no município do Cantá. Dessa vez, um secretário municipal, que não teve o nome divulgado, foi preso e um servidor público foi afastado do cargo.

Os servidores estão sendo investigados por suspeita de desvios de recursos públicos e a expedição dos mandados de prisão e afastamento aconteceram após análise de todo material apreendido na primeira fase da operação que aconteceu há duas semanas, na Prefeitura do Cantá e em empresas que prestam serviço para o município.

“Ficou apurado que o servidor preso agiu em desobediência às determinações judiciais determinadas na primeira fase da Operação Libertatem, na tentativa de movimentar contas bancárias do município de Cantá”, informou a Polícia Federal por meio de nota à imprensa.

A investigação – que está sendo feita em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) concluiu que existe uma “corrupção endêmica” no município do Cantá. Conforme a PF, há “fortes indícios de montagem de processos de licitação, conluio entre licitantes, pagamentos indevidos por serviços executados a menor ou não executados e produtos não entregues, o que não seria possível sem o envolvimento de servidores públicos e empresários”.

A suspeita da PF e da CGU é que grande parte das fraudes estava sendo cometida por um grupo autodenominado “Cúpula”. Na primeira fase da operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sete de condução coercitiva e três de afastamento de cargo público

A Polícia Federal e a CGU repassarão mais informações sobre o caso à imprensa durante coletiva que será realizada ainda hoje.

LIBERTATEM
O nome Libertatem remete ao termo liberdade em latim, em relação à cessação da submissão da população do município de Cantá à organização criminosa investigada.