Uma ação conjunta de agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), policiais militares do Departamento de Informação e Inteligência e Agentes da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) prenderam, por volta das 6h do último sábado, dia 15, o foragido da justiça Afonso de Souza Duarte, de 23 anos.
Ele estava sendo procurado desde a manhã do último dia 14 depois que a equipe coordenada pela Delegada Miriam Di Manso, titular da DGH, anunciou em coletiva a elucidação do homicídio que teve como vítima o jovem Alexsandro dos Santos Souza, de 21 anos, crime com requintes de crueldade ocorrido em 2014 no município de Caracaraí, a aproximadamente 150 quilômetros da Capital, região Centro-Sul do Estado.
Após a divulgação da prisão do principal responsável pelo crime e a divulgação da foto de seu sobrinho (Afonso), o plantão da Dicap recebeu, na tarde de sexta, informações de que o foragido poderia estar escondido na região do Truaru, zona rural de Boa Vista.
Com base na denúncia recebida, as equipes se deslocaram ao local e, após percorrerem várias vicinais, conseguiram descobrir onde o foragido se escondia. As equipes então acamparam na região e por volta das 6 horas da manhã de hoje conseguiram prender Afonso, que ainda tentou escapar da prisão correndo pelos fundos da residência. Ele foi acompanhado e preso, em seguida, conduzido à DGH para ser ouvido. O acusado foi submetido a exame de corpo de delito e recolhido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural, onde ficará à disposição da justiça.
O CRIME – O homicídio praticado com requintes de crueldade ocorreu no dia 02 de dezembro de 2014 e foi elucidado na semana passada pela equipe da DGH. O açougueiro Genésio Vieira Duarte, de 46 anos, e seu sobrinho, Afonso de Souza Duarte, de 23 anos, são apontados como autores do homicídio do jovem Alexsandro dos Santos Souza, de 21 anos. A vítima foi esquartejada e teve a cabeça jogada no rio Mucajaí e os braços e pernas jogados na mata. Apenas o busto foi encontrado no ano passado. (J.B)