Agentes do Setor de Operações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, com apoio do Canil da Polícia Militar, cumpriram, ontem pela manhã, mandado de busca e apreensão contra Maria Amélia Nascimento de Lima, de 58 anos, e flagraram-na com aproximadamente meio quilo de maconha.
A prisão ocorreu na casa de Maria, na avenida Princesa Isabel, no bairro Caimbé, zona Oeste. De acordo com o delegado titular da DRE, João Evangelista, a atuação dos envolvidos no tráfico de drogas passou a ser investigada desde o início do ano após os policiais receberem denúncia anônima dando conta de que a investigada e outros estariam, costumeiramente, deslocando-se à região do Uiramutã, Nordeste do Estado, onde recebiam maconha para abastecer Boa Vista.
Uiramutã, a 306 quilômetros da Capital pela BR-401, é um dos municípios que faz fronteira com a Guiana, país que tem uma forte produção de maconha.
Traficantes do país vizinhos utilizam rotas, segundo investigações da polícia, por dentro de áreas indígenas ao Norte e Nordeste de Roraima, até Boa Vista, onde a droga é distribuída nas bocas de fumo.
A partir das denúncias, a equipe de investigadores começou a monitorar o local e logo confirmaram que se tratava de uma boca de fumo. Diante dos fatos, foi pedido à Justiça um mandado de busca e apreensão, tendo sido deferido o pedido após manifestação favorável do Ministério Público do Estado (MPRR).
Durante as buscas, foi encontrado, além de maconha, R$ 312,55. A acusada não ofereceu resistência no momento da prisão. Ela foi autuada por tráfico de drogas e por guardar apetrechos para pesagem e embalagem de entorpecente. Após os procedimentos de rotina na delegacia, Maria foi encaminhada à Cadeia Pública Feminina, zona rural, onde aguardará novo pronunciamento da Justiça. (AJ)